Já não é mais novidade pra ninguém que o comportamento do consumidor quanto ao seu nível de exigência e satisfação se tornou um grande desafio para as empresas.

E é a partir desse grau de exigência que podem surgir ideias inovadoras. Hoje, além de ser um grande administrador, empreendedor, investidor, é necessário ser um ouvinte atento.

A prioridade número 1 no mundo dos negócios passou a ser o encantamento dos clientes, entendendo seus principais desejos e conseguir surpreende-lo. A ideia de o cliente fazer parte da criação de um novo produto ou serviço se faz presente nesse momento.

Algumas técnicas podem ajudar nesse processo como, por exemplo, uma pesquisa de satisfação com os clientes. Não é necessário grande investimento, ou melhor, quase zero de investimento. Um simples formulário gratuito na internet ou mesmo uma urna disponibilizada na empresa pode ser o ponto de partida para captar estas valiosas informações.

Suas expectativas, suas alegrias, suas dores, suas decepções…o propósito de se colocar no lugar do cliente serão de grande ajuda na construção de novas propostas que gerem impacto.

Atendimento de qualidade hoje não é mais diferencial para fidelizar clientes. Esse entendimento dos novos hábitos se torna crucial para uma relação de sucesso entre vendedor e consumidor.