Com o mundo em constante transformação, não é difícil se perder entre todas as novas ferramentas e plataformas sendo criadas a cada dia. Isso faz com que as empresas tenham que estar cada vez mais atualizadas e de olho nas novidades do mercado.

Para isso, viemos lhe ajudar separando 5 tendências da área de Marketing para que você possa se preparar para este cenário inovador em que estamos inseridos!

  1. Inteligência Artificial: Esse campo promete ser um grande aliado da área de marketing, em vista das suas diversas utilidades. A solução busca computar e avaliar as preferências de cada consumidor para, assim, ser capaz de criar um conteúdo personalizado, valorizando ainda mais a experiência de compra para o cliente. Através da IA é possível fornecer recomendações, criar anúncios precisos, aprimorar mecanismos de busca, aumentar a receita da empresa e muito mais! Através dessa tecnologia, é possível aumentar a proximidade com cada cliente, algo que antes não ocorria.
  2. Transparência das Empresas: Uma tendência que tem se mostrado cada vez mais indispensável no momento em que os consumidores realizam uma compra é a transparências das empresas. Cada vez mais, os clientes estão interessados em marcas que dão acesso não só ao produto, mas também as pessoas, políticas, progresso, metas e propósito por trás daquele produto. Segundo pesquisa realizada pela JUST Capital, empresas que divulgam publicamente esses dados tendem a ter um melhor desempenho financeiro. Marcas que escondem informações por trás da criação de uma linha sentirão cada vez mais o impacto negativo desse comportamento. Os clientes procuram empresas abertas, em que possam confiar para consumir seus produtos.
  3. Marketing por Geolocalização: Para a empresa conhecer o seu público-alvo, o Marketing por Geolocalização surge como uma oportunidade. Ele visa, em um primeiro momento, estudar o público de cada região para descobrir o que o atrai e, após isso, diferenciar o tipo de publicidade para cada perfil de acordo com seus interesses. Assim, é gerado valor no processo de compra. Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada pois foca nos públicos-alvos e acaba tendo resultados positivos.
  4. Whatsapp Marketing: Essa ferramenta tem se mostrado cada vez mais utilizada para a publicidade online já que, com bilhões de usuários pelo mundo todo, não é difícil a comunicação com qualquer cliente. A utilização dessa plataforma está em constante crescimento em razão da possibilidade de troca de mensagens instantâneas, não apenas no processo de pré vendas, mas também estendendo para o pós vendas.
  5. Microinfluenciadores: A mais nova tendência para o Marketing Digital é a divulgação por meio dos micro-influenciadores, que são perfis de influenciadores digitais entre 5 e 100 mil seguidores. É isso o que mostra um estudo realizado pela Linqia, nos Estados Unidos, no qual apresentou como uma das principais descobertas o dado de que 78% dos profissionais de marketing planejam trabalhar com microinfluenciadores. Isso porque essas contas tendem a ter maior engajamento com seus seguidores, ainda mais quando o perfil tem foco em um nicho específico. Seus dados comprovam os ótimos resultados com o público, formando assim, uma ótima opção para parcerias de marcas conectadas com o mundo atual.

E aí? Você está preparado para essas transformações?