O “caminho perfeito” para alcançar o sucesso em qualquer empresa:

– Processos muito claros e estruturados;

– Pessoas qualificadas e satisfeitas;

– Qualidade nos produtos e serviços;

– Clientes comprando muito;

– Novos clientes chegando.

Ah se fosse simples não é mesmo?

Porém sabemos que no meio desse caminho surgem inúmeros problemas que desviam a rota. E não existe varinha mágica que os elimine. É preciso identificar, expor e resolver estes problemas.

Pessoas insatisfeitas no seu trabalho interferem diretamente no clima organizacional e na realização dos processos, afetando qualidade do produto e serviço. Então, é necessário entender o motivo e o grau dessa insatisfação. Conversar com as pessoas, dar feedback, e, principalmente, ouvi-las, será o primeiro passo para mudar essa situação.

A gestão do know – how dos colaboradores, ou seja, identificar e conhecer as habilidades e competências de cada pessoa para que ela faça aquilo que realmente sabe fazer é alicerce para o processo. Com isso o nível de polivalência das pessoas também deve aumentar através de planos de desenvolvimento e treinamento.

A falta de planejamento também é um dos motivos que provocam os problemas nas empresas. Muitas delas vão “empurrando com a barriga” enquanto podem, mas chega um momento em que surgem as perguntas: E agora…o que devemos fazer? Qual direção seguir? O que realmente queremos?

Se para estas perguntas não conseguimos as respostas, então, definitivamente, é hora de parar, refletir e, sobretudo, PLANEJAR.

O que vimos foram apenas alguns dos problemas existentes nas mais diversas empresas. Para enfrentar estes desafios, o papel da liderança é imprescindível.

O novo líder deve ser, acima de tudo, “LÍDER”. Ele precisa engajar, motivar, aproximar as pessoas, entende-las, trabalhar “com” elas. Ser proativo, questionador, mente aberta, inovador… Para então melhorar e implantar novos processos na organização.

Você se considera um bom líder mediante a estes pontos que levantamos? Conte para nós nos comentários!