O ambiente de negócios tem se tornado cada vez mais competitivo, a realização de projetos mais complexa, e o volume de informações extenso.

Para que os planejamentos sejam realizados com qualidade, são necessários profissionais com certas características que são fatores de diferenciação. Então, separamos uma lista de habilidades de um profissional que realiza, tira ideias do papel e entrega resultados excelentes. Vem conferir!

  • Iniciativa: Uma pessoa que faz algo independente do medo de falhar e de nunca ter sido feito antes, pode ser definida como uma pessoa de iniciativa. Essa é uma característica fundamental para ser um profissional de destaque, já que as empresas buscam cada vez mais alguém capaz de inovar, criar algo nunca realizado antes, transformar, modernizar e alavancar um negócio. Os profissionais que dominam essa habilidade tendem ao sucesso, destaque e reconhecimento.
  • Fazer Acontecer: Muitas pessoas podem até ter a iniciativa de fazer algo diferente, no entanto, sem disciplina e determinação, nada será realmente executado. É necessário tirar as ideias do papel e fazer com que projetos passados sejam realizações atuais. Profissionais com a capacidade de poder de decisão e comprometimento na conquista do resultado serão extremamente requisitados.
  • Automotivação: Em um cenário cada vez mais desafiador, a desmotivação pode ser comum. Para isso, é importante descobrir seus próprios estímulos, reforçar seus objetivos pessoais e o seu propósito, sem depender da validação de terceiros ou recompensas financeiras. Os profissionais devem acordar motivados e dispostos a alcançar suas metas, determinados a atingir o sucesso.
  • Flexibilidade: Com mudanças cada vez mais frequentes no ambiente dos negócios, é fundamental que o profissional atual tenha habilidade de ser flexível e capaz de se adaptar a essas transformações. Isso se desdobra tanto para mudanças de cargos na empresa quanto para habilidades a desenvolver, modificações organizacionais, adaptações a tecnologias emergentes, entre outros.
  • Gerenciar Relacionamentos: A forma de gerenciar equipes está passando por mudanças e o profissional do futuro deve se atualizar. A tendência atual é de uma gestão horizontalizada, na qual os responsáveis por cada processo têm cada vez mais autonomia e voz ativa para participar das decisões, em um ambiente propício para o desenvolvimento. O líder deve ser capaz de aproveitar o melhor de cada colaborador, em vista de atingir resultados de excelência.

“Empreendedorismo não é uma ciência, nem arte. É uma prática.

Peter Drucker.