Em tempos anormais, as rotinas de produtividade acabam sendo irregulares, com tendência à falta de foco e de automotivação, que se tornam grandes problemas para a realização de tarefas diárias. Então, para poder te ajudar a alcançar o seu máximo de produtividade no home office, separamos 5 dicas para você aplicar no dia-a-dia que definitivamente farão a diferença no seu foco diário.

  1. Rotina

Tentar simular o dia-a-dia antes da pandemia pode ser uma ótima forma de manter o foco durante o home office: colocar uma roupa formal que você utilizava para ir ao trabalho todo dia, manter a rotina diária de horários e refeições, podem ser formas de relembrar e reviver o foco visando manter a mesma taxa de produtividade que havia antes do distanciamento social. Replicar uma realidade produtiva anterior pode ser o primeiro passo para criar uma nova no home office.

  1. Organização prévia

Para ter um dia produtivo, é necessário ter um planejamento prévio com esquematização das reuniões e eventos do dia seguinte, listas de afazeres, tudo para não perder tempo no dia seguinte com essa organização. Com uma lista de compromissos clara, temos maior facilidade de realizá-la e, assim, ter um dia mais produtivo e com mais foco.

  1. Horários certos

Outro fator importante para a produtividade é a organização da rotina: ter momentos de foco e, mesmo assim, estabelecer horários de descanso é fundamental para um dia saudável. Na hora de organizar o dia é importante ter em mente que devemos dar tempo para a nossa mente descansar e relaxar de vez em quando, permitindo esvaziar a mente porque, assim, conseguimos absorver mais as informações e responder melhor às adversidades do dia-a-dia.

  1. Localização

O local que você escolhe para realizar suas atividades diárias afeta diretamente na sua produção do dia. Escolher um local barulhento em que os moradores da residência passem durante todo momento pode não ser a melhor escolha para ter um dia produtivo, então caso haja a possibilidade de um local quieto, organizado, é recomendado estipular esse lugar para o trabalho, porque tendemos a sentir motivação e incentivo onde nos sentimos calmos e confortáveis.

Mas, nem todo lugar que nos deixa calmo e confortável é ideal: camas, poltronas podem não ser recomendados para um dia produtivo. Escolha um lugar estimulador em que você se sente inspirado a realizar seus objetivos e motivado a ter um dia de reuniões e tarefas feitas com foco.

  1. Propósito

Manter um propósito maior em mente pode ser uma fonte de motivação para superar os obstáculos durante o caminho e, consequentemente, ajudar com a produtividade durante o dia. Tendo um macro objetivo em mente, não importa o quão distante ele esteja, pode ajudar a entender o porquê da realização de tarefas menores que, a longo prazo, fazem a diferença. Trabalhar com um propósito em mente pode fazer toda a diferença porque você acaba se auto motivando a realizar um projeto com excelência, mesmo em tempos difíceis.

Aplicar essas dicas no seu dia-a-dia terá um impacto direto na sua produtividade, fazendo com que você alcance seus objetivos com muito mais eficácia e excelência. Compartilha com a gente se você tem outra dica para ser super produtivo no home office!

E aí, está preparado para alavancar seu foco nesse home office?