O varejo 4.0 é uma nova fase do mercado varejista que está ganhando força por resumir os novos hábitos dos consumidores atuais. Assim, iremos explicar sobre as tendências de consumo que estão ganhando cada vez mais força nesse cenário atual.

O varejo 4.0 apresenta um sistema híbrido entre a internet e o mundo real, utilizando dessa combinação para empresas terem um diferencial competitivo entre outras marcas. A internet está sendo cada vez mais utilizada e apreciada no cenário atual já que, através dela, a coleta de informações por meio do cadastro de clientes, por exemplo, é capaz de automatizar uma propaganda ou um produto apropriado para cada cliente, especificando e melhorando a experiência do consumidor e, consequentemente, melhorando a relação empresa-cliente.

            Essa combinação faz com que o cliente se sinta único e apreciado pela empresa, fazendo com que essa junção seja um diferencial competitivo para as marcas que a utilizam, como dito anteriormente. Alguns benefícios do varejo 4.0 podem ser: melhora do relacionamento com o consumidor, as vantagens que o uso da ciência de dados traz – como o entendimento do público-alvo -, e a automatização de dados, já que a coleta de informações por meio da tecnologia tende a ser mais fácil e eficaz.

            Por mais que a implementação do varejo 4.0 traga muitas vantagens para as empresas que a utilizam, algumas marcas se encontram com alguns desafios na hora de implementarem esses sistemas, como o investimento necessário para ter esse sistema híbrido e, principalmente, o medo para mudanças, mesmo que positivas, como o consultor em tecnologia Fábio Hideke afirma: “O maior desafio não é nem entender a tecnologia ou ter acesso a ela, pois isso será cada dia mais fácil e barato. Mas, sim, sair da negação e do medo do desconhecido para ser um explorador de um mundo em transformação”.

            O varejo 4.0 veio para ficar e beneficiar as empresas que têm coragem o suficiente para investir e explorar o mundo em transformação, que está cada vez mais tecnológico.