Ao longo do tempo, diferentes maneiras de exibição de produtos e serviços foram testadas visando uma obter boa simpatia do público-alvo com a empresa fornecedora do produto/serviço. Uma das formas de realizar essa exibição é através do portfólio de produtos.

            O portfólio de produtos é uma forma de exibição dos diferentes tipos de produtos e serviços que são oferecidos pela empresa. Ele é a porta de entrada de um cliente para a organização, mostrando tudo que a marca tem a oferecer: seus diferentes produtos e suas classificações, a qualidade de seus serviços, vantagens diante da concorrência, etc.

            Um clássico exemplo de um portfólio de produtos é o cardápio de um restaurante. Nele, estão dispostos os produtos oferecidos pelo local, os pratos, as bebidas, e isso faz com que os clientes do restaurante estejam cientes dos serviços oferecidos e possam escolher os produtos que desejam consumir.

            O uso do portfólio de produtos é recomendado, principalmente, para lojas ou fornecedores de serviços para que o consumidor possa ter conhecimento do que é oferecido. Porém, algumas empresas optam por colocar seus produtos e serviços em uma sessão “privada”, em que apenas clientes fiéis têm acesso ou apenas realizando um contato direto com o negócio é possível acessar, deixando assim alguns itens de fora do portfólio e transmitindo uma exibição menos completa.

Fonte: Site Tomartes.

            Por mais que algumas empresas optem por não ter um portfólio com 100% dos serviços e produtos, fornecer todas as informações traz muitos benefícios para as empresas que escolhem o fazer. Assim, os clientes têm conhecimento da empresa e dos produtos e se aproximam da natureza da organização, o que pode colaborar no momento da venda e na fidelização dos consumidores.

            Outra vantagem é o aumento da lucratividade e da eficiência dos negócios já que, ao visar uma exibição objetiva, a empresa consegue rever erros e consertá-los. Sem contar que isso incentiva os clientes a consumir dessa empresa. O portfólio de produtos consegue facilitar a vida do consumidor e, consequentemente, beneficiar as empresas que o utilizam. Prepare-se você também para fazer parte das empresas do futuro.