O PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) é uma área que vem para te ajudar a contornar imprevistos e desvios de produção. Vamos te explicar como essa ferramenta é totalmente relevante para sua empresa e porquê ter pessoas capacitadas e qualificadas para essa função é essencial.

O que é PPCP?!

O setor de PPCP (Planejamento, programação e controle de produção) é responsável por ações de controle utilizadas para lidar com imprevistos, verificar o nível de qualidade, produtividade e também ajuda a facilitar o andamento dos processos produtivos dentro das empresas.
Ou seja, é o PPCP da empresa que determina questões como a quantidade de produção, o prazo de execução e quando determinado produto será entregue.

Quais são os principais objetivos da área de PCPP?

Quando você faz o Planejamento, Programação, Controle e Produção (PPCP) em uma empresa, você será responsável por:

• Determinar o produto a ser entregue;
• Estabelecer a quantidade a produzir;
• Definir e provendo o material a ser usado;
• Quantificar a necessidade de mão-de-obra;
• Calcular o prazo de execução.

Então esteja ciente que trabalhando com Planejamento da Produção, você estará diretamente conectado a setores como: Comercial, Desenvolvimento de Produtos e Engenharia principalmente.

O que é preciso para “fazer” um bom PPCP?

Basicamente, para fazer um bom PPCP, você precisa de informações precisas sobre os níveis de demanda, informações precisas sobre os recursos necessários para atender aquela demanda, informações precisas sobre o tipo de operação, com dados sobre relação volume x demanda e variação de demanda x visibilidade, ou seja, o PPCP é um setor que precisa estar integrado com os outros setores. Tudo isso atrelado a metodologias que devem vir na bagagem. Com sorte nós temos metodologias incríveis de planejamento em nosso site, convidamos você a visitar e saber mais: www.gersonotto.com.br.

Três fatores precisam estar alinhados para fazer um PPCP:

Os recursos produtivos abaixo devem estar disponíveis:

  • na quantidade adequada
  • no momento adequado
  • no nível de qualidade e custo adequado.

De um modo geral, é importante frisar que o PPCP está alinhado com a estratégia da empresa para gerar resultados positivos! Então é extremamente importante a pessoa contratada estar qualificada, ter e dominar metodologias aplicáveis.

A partir desse cenário é possível implementar um sistema de gestão industrial que facilitará a manter o controle da sua produção inteira e dos processos!

Gerson Otto