fbpx

Um tema que várias pessoas queriam que comentássemos: as profissões mais valorizadas para o ano de 2021! Gostaríamos de frisar de antemão, que são inúmeras as profissões importantes para a economia, porém iremos listar apenas 5, que ao nosso ver, tem grandes chances de se destacar no ano que vem.

E sem mais espera, aqui estão as 5 profissões que queremos destacar para 2021, são elas:

  1. PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção;
  2. Compras
  3. Recursos Humanos
  4. Marketing

Vamos falar um pouco mais sobre cada profissão e o porquê 2021 pretende ser um belíssimo ano de oportunidades para cada uma.

Profissional de PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção

Esse é um setor de muita inteligência dentro das empresas. O Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) de uma empresa requer todo o cuidado para que tudo saia como projetado, desde a demanda, passando pelos insumos até chegar na entrega final do pedido, com a satisfação dos seus clientes.

É uma área que estará em alta em 2021 devido a economia estar começando a aquecer novamente. As empresas estão recebendo pedidos agora para fim do ano e por conta disso, estamos com grandes expectativas para o início do ano que vem. Esse profissional de PPCP, por sua vez precisa estar preparado para uma demanda mais variável e para por o trem nos trilhos novamente. Com certeza muitas empresas que fornecem a matéria-prima para os produtos estão enfrentando os impactos da pandemia ainda. Logo, o profissional que conseguir fazer um planejamento de longo, médio e curto prazo integrado, levando em conta possíveis tropeços, conseguirá se sair muito bem!

Por que essa profissão está em alta?

Este setor está sempre em alta, pois qualquer empresa busca por agilidade e redução de custos na sua produção, independentemente de seu tamanho ou momento do ano. Porém, esse é um setor que está encarecido de qualificação profissional. Pouquíssimas pessoas dominam metodologias realmente eficazes de planejamento. Então, se você tem interesse em atuar dentro do PPCP, tenha em mente que você precisa ter grande conhecimento de todos os processos e etapas da produção do nicho de cada empresa. Seja capaz de implementar métodos que otimizem as atividades, e trazendo na bagagem metodologias aplicáveis para o dia a dia, é quase garantido que a vaga será sua!

Profissional de compras

O profissional de compras é aquele que atua diretamente nas negociações com fornecedores habituais da empresa, que está em constante busca por uma única e exclusiva tarefa: reduzir custos.

Esse profissional atua no controle dos insumos e das necessidades da empresa, estudando diariamente o gerenciamento e otimização de seus gastos e em aumentar o poder de compra e dar competitividade à empresa.

Por que está em alta?

O trabalho de identificar melhores oportunidades é muito bem visto dentro das empresas, uma vez que isso sintetiza a busca constante por redução de custos nas negociações. Em épocas de crise, a importância do profissional de compras cresce ainda mais.

Profissional de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos é importante para o bom funcionamento da empresa, e é imprescindível ter alguém atuando na gestão dessa área para estar à frente de uma série de questões.

Por que está em alta?

Em 2020 o home office foi uma medida tomada por diversas empresas, para ajudar a combater a proliferação do coronavírus. Em contra partida, essas mesmas pessoas que agora estão trabalhando de suas casas, precisam da mesma atenção – se não mais – do que quando estavam em suas empresas. Essa proximidade com os colaboradores precisa ser maior do que nunca. A integração Empresa x Colaborador tem que alcançar milhares de pessoas que estão em suas casas com medo de uma pandemia que ainda não terminou, de perder o seu emprego, de não saber o que esperar do dia seguinte…. Este profissional é importante em períodos complicados como este que estamos passando. O gestor de RH é o responsável por administrar o bem maior de todas as empresas: o fator humano.

Profissional de Marketing

Uma das principais profissões em alta. É um setor fundamental para as empresas que desejam estar sempre à frente dos concorrentes, buscando bons resultados e consolidando seu nome como a melhor do seu segmento.

Por que está em alta?

Em 2020 algo que ficou muito claro, é que empresas que não aderiram a tecnologia e não inovaram, sofreram sérias consequências. Ter alguém voltado para tendências de mercado, que estuda métricas e desenvolve campanhas que aumentem a aproximação da empresa com os clientes é tiro certo! As estratégias de marketing, especialmente as digitais, estão em alta e se mostram indispensáveis para as empresas que desejam ganhar mercado e se destacar. A era digital provou que os objetivos de qualquer negócio, podem ser atingidos com a ajuda do setor de marketing.

É sempre bom relembrar que todas as profissões são importantes. Estamos apenas ressaltando algumas atividades que, mediante os impactos de 2020, estarão em alta para dar aquela “virada de chave” em 2021.

Esperamos que vocês tenham gostado! Compartilhem com as pessoas que vocês conhecem e que adorariam saber dessas oportunidades!

Gerson Otto