Que o ano de 2020 está uma tremenda loucura não é novidade para ninguém. A boa notícia é que o ano finalmente está terminando e com ele, conseguimos tirar algumas percepções para o início do ano de 2021.

Podemos ter boas expectativas para o mercado de trabalho em 2021?

Essa é uma das maiores dúvidas de todos os profissionais para o ano que vem. Realmente estamos vivendo uma dinâmica nunca vista antes, ou pelo menos nos últimos tempos. O que queremos dizer pra você é: não se desespere!

Em nossas idas e vindas de empresas – no ramo da consultoria – percebemos que assim como os problemas normalmente são os mesmos, os “feelings positivos” também são, e por isso, queremos compartilhar com você algumas das nossas expectativas para 2021.

Veja abaixo alguns recortes que retiramos de alguns sites:

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/2020/11/17/renner-abre-as-portas-no-shopping-ibirapuera-e-termina-o-ano-com-sete-lojas-novas/
Fonte: https://omunicipioblumenau.com.br/com-pandemia-comercio-espera-igualar-faturamento-de-2019-no-natal/
Fonte: https://gmconline.com.br/noticias/cidade/vendas-no-varejo-crescem-544-em-maringa-aponta-fecomercio-pr/

Claro que diversos setores estão passando dificuldades, porém queremos chamar atenção para esse início de boas perspectivas, para um fim de ano que de fato, não será fácil para muita gente mas que está trazendo um “respiro” para a nossa economia, e automaticamente para nossas empresas.

Como o setor de PPCP é impacto com essa perspectiva para 2021?

Muito simples. Com o aumento de pedidos para as empresas agora na reta final do ano, estamos aguardando um início de ano mais aquecido, ou seja, estamos voltando a ter uma batida mais constante. Por conta disso, o setor de cuida do Planejamento, Programação e Controle da Produção precisa ficar a postos! É este profissional que vai colocar a “casa em ordem”, que vai ter a responsabilidade de alinhar o planejamento de insumos e matéria-prima, com toda a produção que será entregue nas datas prometidas.

Essa pessoa precisa ter alguns requisitos como:

  1. Conseguir analisar o longo, médio e curto prazo do seu setor;
  2. Ter conhecimento em metodologias de planejamento que auxiliem o dia a dia;
  3. Saber ser flexível junto com as demandas;
  4. Construir uma equipe que dê suporte para toda a demanda do setor.

Lembrando que de uma forma geral, este já é um setor que precisa fazer tudo isso. Ou seja, com uma realidade que está voltando aos poucos a normalidade, saber trabalhar em meio a uma demanda imprevisível e fornecedores que também estarão com os insumos e matérias-primas atrasadas, será o grande desafio para o início de 2021.

Esse profissional precisa vir com algum conceito, metodologia, experiência?

Totalmente! Apesar de haver uma grande procura por bons profissionais na área de PPCP, eles precisam estar muito bem qualificados. Estarão cuidado de um setor extremamente fundamental para as empresas, e por isso precisa vir devidamente capacitado e de preferência que já saiba mexer no sistema ERP da empresa em questão ou que tenha experiência na área já algum tempo.

Não estamos falando de uma faculdade específica, mas sim de capacitações que realmente sejam APLICÁVEIS no dia a dia do PPCP. Podem ser cursos online, alguma especialização… Muitos desses exemplos citados, estão cheios de bagagem e podem dar aquele “up” final que está faltando!

Queremos trazer sempre insights que sejam verdadeiros. Já trabalhamos em mais de 100 empresas espalhadas pelo Brasil e temos convicção que o profissional de PPCP sempre será requisitado pelas empresas!

Gerson Otto